Tendências do Marketing Veterinário

Issa Berchin

Issa Berchin

Gestor e palestrante na área de Gestão, Inovação e Sustentabilidade. Premiado três vezes em simpósios internacionais na Malásia, Itália e Portugal.

Vale a pena investir?

Com um crescimento médio anual de 10% nos últimos 3 anos, conforme dados da PetLove, o mercado veterinário brasileiro é o segundo maior do mundo, estando apenas atrás dos Estados Unidos. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela CNN Brasil, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento de 2021 em relação a 2020. Estes números demonstram grande potencialidade na área, o que acaba atraindo muitos investidores e empreendedores.

Ao mesmo tempo, essas diferentes opções de negócios no mercado veterinário o tornam cada vez mais competitivo, basta observar na sua vizinhança as grandes varejistas do mercado Pet, como, por exemplo, a empresa Petz, que em 2021 se lançou no mercado de ações, tendo valor total próximo dos 780 milhões de reais. Esses grandes “players” têm a vantagem do investimento, porém com algumas iniciativas de marketing você pode diminuir essa diferença. Mas calma, marketing vai muito além da imagem do seu negócio e do digital. Saber posicionar sua marca, compreender os desejos dos seus consumidores e escolher os melhores canais de comunicação e vendas são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Um plano de marketing é um caminho para aproveitar estas oportunidades. (Nós te ensinamos a fazer isso no nosso curso)

Quando você emprega boas estratégias de marketing, é fato que você terá um impacto positivo no seu volume de vendas. Não se trata apenas de estratégias para atrair novos clientes, embora esse seja um equívoco comum entre os empresários do setor veterinário, mas sim uma estratégia de marketing bem projetada que incentivará o aumento das vendas para os clientes atuais e antigos, melhorando também a fidelização. Entre os principais benefícios dos investimentos em marketing, podemos considerar que ele torna seu negócio mais memorável para seus clientes, tornando-o mais fácil de ser encontrado quando seus clientes buscarem sanar as suas necessidades. Os benefícios do marketing são muitos, mas quando se trata de aumentar as vendas, o marketing e seu kit de ferramentas de gerenciamento de negócios vão lhe garantir resultados positivos.

Qual a hora de investir?

O mercado de hoje é muito competitivo, portanto, sua empresa deve estar ciente dos benefícios do marketing, certificando-se de implementar sistemas de gestão para completar seus esforços. Reservar um tempo e recursos para conectar o seu marketing a outras áreas da empresa trará resultados compensatórios ao investimento. Fazer a gestão da entrada de leads, análise de perfil do consumidor a partir das vendas, gerir o relacionamento com clientes, investir em pós-venda ou análise de concorrência, são complementos necessários as estratégias de marketing adotadas, que fortalecerão a posição que seu negócio deseja ter no mercado. Busque softwares que auxiliem a gestão e permitam você controlar e acompanhar o desenvolvimento das vendas e percepção dos clientes sobre seu produto ou serviço.

Em um passo a passo de marketing, você deve identificar seu público-alvo e a concorrência, e o primeiro item da sua na sua lista deve ser desenvolver um marketing mix. O mix de marketing é um conjunto de ações que uma empresa realiza para construir e comercializar seu produto ou serviço para seus clientes. Isso ajuda a garantir que você possa oferecer aos seus clientes o produto certo, na hora certa e no lugar certo pelo preço certo. Definindo estes aspectos ficará mais fácil para você saber onde fazer seus investimentos. As empresas usam uma combinação desses elementos do marketing mix para encontrar as respostas sobre seu público. Existem vários benefícios do marketing mix que o tornam importante para as empresas:

  • Ajudar a entender o que seu produto ou serviço pode oferecer aos seus clientes;
  • Ajudar a planejar uma oferta de produto e serviço;
  • Ajudar no planejamento, desenvolvimento e execução de estratégias de marketing eficazes;
  • Ajudar as empresas a usar seus pontos fortes e evitar custos desnecessários;
  • Ajudar a ser proativo diante dos riscos;
  • Ajudar a determinar se seu produto ou serviço é adequado para seus clientes;
  • Ajudar a identificar e entender as necessidades dos clientes;
  • Ajudar a saber quando e como promover seu produto ou serviço para seus clientes;

Depois de analisar o panorama geral do mercado veterinário, suas dificuldades e potencialidades, pôde-se notar que um pensamento estratégico de marketing é imprescindível para quem deseja prosperar nesse mercado que tanto cresce. Contudo, esta é apenas uma parte de um sistema organizacional, e outros aspectos e ferramentas devem ser considerados. Não deixe passar as oportunidades, assuma os riscos, mas tenha sempre sistemas de gestão disponíveis para acompanhar e controlar seus negócios. Traremos mais dicas e ferramentas de gestão nas próximas postagens, acompanhem nossa agenda de eventos, cursos, aulas e workshops com foco no mercado veterinário.

Lembre-se, para ser bem-sucedido você precisa combinar as estratégias de marketing com a qualidade real do seu negócio, produto ou serviço. Apesar do marketing ser parte fundamental do negócio, você precisa  focar na qualidade e na experiência dos clientes.

Fontes:

https://blog.flyvet.com.br/principais-estrategias-de-marketing-para-clinica-veterinarias/

https://rockcontent.com/br/talent-blog/o-que-e-storydoing/

https://www.masquevets.com/blog/tendecias-marketing-veterinario.php

https://www.seudinheiro.com/2021/empresas/petz-petz3-precifica-oferta-primaria/

https://caesegatos.com.br/mercado-veterinario-se-mostra-cada-vez-mais-competitivo/

https://bensvet.com.br/como-criar-um-diferencial-competitivo-para-clinica-ou-hospital-veterinario/

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Normas e Descontos

1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos, podendo a IES seguir com alteração de data do curso;

2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição; quando o número de inscritos exceder o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;

3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso de cancelamento do curso por conta da IES;

4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única (cursos intensivos) ou taxa de inscrição (cursos de longa duração);

5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela secretaria somente após o pagamento da última parcela;

6. No caso de desistência do curso, antes do inicio das aulas, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência;

7. Para ingressar nos cursos de pós-graduação Lato Sensu o candidato deverá ser graduado em medicina veterinária.

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