CURSO AVANÇADO

Acolhimento no Luto em Medicina Veterinária

100%
Online

Início

Agosto/2021

duração

64 Horas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CURSO AVANÇADO

Acolhimento no Luto em
Medicina Veterinária

Sobre o Curso

Em momentos de crise, conhecer, entender e lidar com as diversas formas de apresentação do luto é essencial, assim como entender e acolher a todos que estão passando por isso. Diante dessa necessidade, o curso intensivo de Acolhimento no Luto em Medicina Veterinária chega ao mercado para dar ao público em geral o aporte necessário para que que, diante de uma situação desse tipo, a pessoa tenha o entendimento e a preparação psicológica necessária para acolher os diversos sentimentos envolvidos nesse processo, bem como dar apoio às pessoas que estejam passando pelo processo de luto.

Objetivos do Curso

O curso intensivo de Acolhimento no Luto em Medicina Veterinária tem como objetivo promover uma série de estudos acerca da aceitação da morte, bem como o entendimento sobre o que seria uma vivência normal ou patológica do luto. Desenvolver  o controle e/ou autorregulação das emoções; conscientizar sobre a importância do processo de luto e promover entendimento desse sofrimento, a fim de compreender, cuidar, elaborar, amenizar e/ou evitá-lo.

Para os profissionais da áre da saúde, o curso também tem como objetivo dar embasamento suficiente para que possam lidar com a frustração do sentimento de incapacidade profissional da perda de seus pacientes e a preparação de todos os envolvidos nos cuidados do final da vida.       

Coordenação

Profª. MSc. Andréa Cecília Mercaldi Favero – Currículo Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Paulista – UNIP/SP (1994) e MESTRADO em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – USP/SP (2000). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Epidemiologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, leptospirose, aglutininas, bacterina tetravalente e sorologia. Atuou por 16 anos como professor nível 3 R6 lecionando em matérias como: Biologia Celular, Microbiologia Básica e Aplicada, Imunologia Básica e Aplicada, Microbiologia Geral e Veterinária; Doenças Infecto Parasitárias e Saúde Animal e Zoonose e Saúde Pública na Faculdade de Medicina Veterinária e matérias como: Biologia Celular, Imunologia Básica, Microbiologia Básica nas diversas Faculdades do Núcleo de Saúde e Beleza como: Enfermagem, Podologia, Visagismo, Quiropraxia, Biologia, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Maquiagem. Possui ainda Pós-Graduação “Lato Sensu” em Acupuntura Veterinária desde 2013. Atualmente Diretora da Faculdade Anclivepa e Coordenadora da Graduação em Medicina Veterinária da mesma Faculdade. Coordena também as seguintes pós graduações: Medicina Veterinária Integrativa; Clínica Médica, Manejo e Preservação de Animais Selvagens; Psicologia da Relação Homem – Animal da Anclivepa-SP e o curso intensivo de Doenças Infecciosas, da mesma instituição, desde 2019.

Prof.ª Andrea Llacer

Graduada em Psicologia pela Universidade Ibirapuera – UNIB (2003) e pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014).
Psicóloga clínica desde 2004 em consultório particular com especialidade em atendimento individual para todas as idades. Atuou em diversas áreas, dentre elas depressão, pós-cirúrgico e psico-oncologia.
Experiência de 18 anos na área de RH, atuando em empresas de médio e grande porte, além de multinacionais. Com perfil generalista, tem experiência em implantação e reestruturação da área de RH, atuando em todos os subsistemas, além de atuar no processo de recrutamento e seleção de todos os níveis. Possui conhecimento e experiência em pesquisa de clima na área de varejo com foco em ações de melhorias e aumento de produtividade e/ou lucro; avaliação de desempenho e diagnóstico organizacional; implantação e manutenção do projeto de cargos e salários em empresas e indústrias; avaliação e orientação psicológica. Desenvolveu ainda trabalhos como headhunter e prospecção de candidato, bem como vivência em benefícios e atendimento de funcionários.

Público-Alvo

Aberto para o publico em geral.

Conteúdo Programático

MÓDULO I:

  • Morte e Luto / Processo de luto / Fases do desenvolvimento humano;
  • Psicanálise do luto;
  • Morte e luto nos vários contextos (perdas);
  • Atitudes diante da morte;
  • Os profissionais de saúde diante da morte;
  • Teoria do Apego;
  • Os vários lutos – normal, complicado, antecipatório e luto não reconhecido;
  • A comunicação no luto;
  • Intervenções no luto;
  • Cuidados paliativos;
  • Luto e fé;
  • Cases.

EM BREVE MÓDULO II

Módulo especial e aprofundado para profissionais da saúde e profissionais da segurança pública
Obrigatório módulo I.

  • Aspectos profundos do luto;
  • Luto na infância;
  • Suicídio e homicídio;
  • Luto da perda do animal;
  • Desordens psicológicas advindas do luto, medos fobias e traumas;
  • Cuidados Paliativos II.

Para realizar a inscrição no curso de especialização da SPMV, o aluno deve preencher a ficha de cadastro e realizar o pagamento através do PAGSEGURO.

-------------------------------------------

Você também pode se interessar por estes cursos

PÓS-GRADUAÇÃO/MBA

GESTÃO DE NEGÓCIOS VETERINÁRIOS

O mercado PET no Brasil é o terceiro maior do mundo, movimentando mais de 30 bilhões de reais ao ano. Mercado em crescimento há mais de uma década, com participação expressiva no PIB do país, o setor veterinário exige uma gestão qualificada...

GESTÃO DE NEGÓCIOS VETERINÁRIOS

Início Previsto: Favereiro/2021
CONHEÇA O CURSO

PÓS-GRADUAÇÃO/MBA

SEGURANÇA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

Formação profissional complementar para Médicos Veterinários que trabalhem ou tenham interesse na área de segurança de alimentos tanto na área de indústria como de varejo. Alunos do último ano do curso de Medicina Veterinária poderão se candidatar...

SEGURANÇA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

Início Previsto: Favereiro/2021
CONHEÇA O CURSO
Rolar para cima